sábado, 8 de maio de 2010

Falando sobre "Mãe" ...

Daqui a pouco passarei pelo meu terceiro dia das mães, mais uma vez passo esta data longe da minha família. Fico triste, mas sei que não é culpa de ninguém, mas queria estar presente nas tradições que temos em casa ... é sagrado, no domingo de dia das Mães visitamos as casas das avós e damos um abraço nelas ... falamos sobre a vida e o que estamos fazendo, levamos embora conselhos sábios de pessoas que viveram a sabem muito mais que nós.
Sei disso porque eles foram quem souberam melhor lhe dar com as maiores dificuldades que tivemos em família. Desde a perda de pessoas queridas, até problemas financeiros e uma gravidez "fora de época". E tem uma coisa que minha avó, mãe do meu pai disse quando soube que eu estava grávida ... " Por que ficar preocupado? Não é morte, é vida!" E essa foi talvez a frase mais importante da minha vida nos meus 9 meses de gravidez, onde passei dificuldades, ouvi muitas coisas ruins e negativas.

Na sexta teve uma festinha de Dia das Mães na creche do Tor ... foi linda, eles fizeram uma homenagem, e eu mal havia sentado nos banquinhos para esperar as crianças se arrumarem e já estava chorando, lembrando de todas as dificuldades que tive até hoje. Eu chorava sem controle, não conseguia segurar as lágrimas, pois naturalmente elas escorriam dos meus olhos ... uma sensação forte e incontrolável!
Antes, na semana passada à apresentação fizeram as Mães escreverem uma pequena redação sobre O que é ser Mãe ... lembro que escrevi a minha redação na segunda, quando minha Mãe estava aqui em Bauru comigo, era umas 00h30 e eu estava sem sono.
Escrevi tudo o que me veio na cabeça, algo do tipo:

" Ser Mãe do Heitor é saber superar todas as dificuldades da vida, sempre levantando a cabeça e lembrando que tudo o que faço tem somente um objetivo, criar e dar todo amor ao meu filho. Entender que mesmo chorando, gritando, cansada, indisposta, confusa e até mesmo triste, tudo é recompensado quando vejo que ao dormir, posso olhar para o rosto do Heitor e ver que ele está em paz e que aquela paz é a mais sincera do mundo. Ter o Heitor foi o melhor presente que Deus poderia ter reservado para minha vida!"

Acho que foi algo do tipo ... e na creche eles escolheram 1 redação de cada turma para ganhar uma lembrancinha e como o Tor é do Maternal I, então o primeiro texto a ser lido seria da sua turma. Pois bem, quando começaram a ler, comecei a chorar mais ainda, pensei ... é o meu! E a cada palavra que a Professora ia pronunciando, eu chorava mais e mais. Quando me chamaram na frente, eu já nem conseguia me conter, daí a diretora olhou pra mim e disse, "Parabéns, Súper Mãe" e naquele momento eu senti que tudo tudo tudo valeu e vale a pena...
Que estou fazendo tudo certo e que mesmo errando às vezes, estou dando o melhor de mim. Vi que tudo o que havia chorado era muito pequeno perto da alegria e da vida que construí ao lado do meu filho.
Aprendi e continuo aprendendo e desejo que todos um dia possam sentir esta satisfação, de ver um pedacinho pequeno de você se transformar em um ser lindo ... um ser que carregará um pouco de suas características, um pouco da sua fé !

E realmente, é difícil entender as mães, sentimos raiva às vezes, mas o importante é jamais esquecer o quanto elas sofrem para criar e dar tudo de melhor aos seus filhos, que são capazes de passar por cima de um trator pelo seu filho.
Que uma Mãe deve se esforçar muito para ser racional e saber lhe dar com a vida, a sociedade e seu filho! Esta, acredito eu, é a tarefa mais complicada, pois queremos proteger, e nos assustamos quando notamos o quanto já sabem e o quanto são espertos e acreditem, percebi isso já agora, sendo que o Heitor não tem nem 3 anos.

Agradeço sempre a Mãe que tenho e me esforço sempre para ser no mínimo metade do que ela é.

Desejo a todas as Mães um Feliz Dia das Mães, muito amor e compreensão.
Amem e não se esqueçam de que eles (nossos pequenos) também querem nos ver felizes !!
VIVAM !!!

Um comentário:

Jamille disse...

Que mensagem linda To
snif...snif...
Aqui estou eu em pranto orando por você, por esse sentimento lindo de mãe e pelo Tor!

Amo vcs!!!
Jam